casas franklin historia 3
Cadastre-se
Mais Detalhes
Peso do Produto: Peso final

Você certamente já viu alguma imagem em uma rede social de ambientes que usam e abusam dos blocos de concreto na decoração. Mas você sabe da onde vem essa tendência? Não? Pois saiba que ele é uma das principais características do estilo de décor industrial.

Esse estilo de decoração é inspirado nos antigos galpões de Nova York, que começaram a ser ocupados nos anos 1950 por pessoas que adaptavam os locais para moradia, aproveitando algumas características do ambiente: paredes de tijolos, concreto, revestimentos de cimento queimado etc.

Hoje, todos esses aspectos estão em alta e supervalorizados no design de interiores, pois deixam o lar mais dinâmico, esteticamente elegante e cheio de referências ao passado.

Por essa razão, reunimos algumas dicas referentes aos mais variados cômodos para você se inspirar e transformar sua casa. Confira!

1. Sala de estar

Para começar, há o local em que os blocos de concreto são mais utilizados na decoração: a sala de estar. Isso acontece porque o estilo de décor industrial explora, com frequência, todos os espaços desse recinto. Portanto, não faltam opções para adotar!

Se o seu imóvel tem sala e cozinha conjugados, por exemplo, esqueça o tradicional balcão de cozinha americana feito de madeira ou por meia-parede. No lugar, use blocos de concreto para fazer a ilha divisória e, na parte superior, acrescente apenas a tampa, que pode ser tanto de madeira quanto de mármore — fica a seu critério.

Já no mobiliário, os blocos de concreto podem se converter nos mais diferentes móveis, como racks, mesas de centro e aparadores. Para isso, basta empilhá-los e acrescentar uma tampa ou mais tampas — caso deseje fazer uma estante — de madeira e vidro.

E não acaba por aí! Afinal, possibilidades para abusar da criatividade não faltam. Outra sugestão — e que está bastante em alta — é usar os blocos para fazer a base do sofá, com uma altura média de 40 cm. Na superfície, use almofadas futon.

2. Sala de Jantar

Na sala de jantar, por sua vez, é possível ter uma bela mesa customizada com blocos de concreto. Para tanto, você deve tirar as medidas das bases de uma mesa comum (altura, comprimento e largura).

Com as medidas em mãos, reúna dois pilares, que devem ficar em paralelo para dar o suporte à tampa de vidro. Vale ressaltar, porém, que os blocos devem ser previamente colados — para evitar qualquer tipo de incidente.

Em lojas de construção, você encontra colas específicas para esse material. Além disso, no topo devem ser acrescentados pequenos suportes nos quais serão aplicados os adesivos que vão garantir a fixação do tampão e impedir que ele se mova.

Para finalizar, aposte em uma tendência do momento que é o conjunto de cadeiras com uma ou duas peças de modelos diferentes. Com certeza, vai dar um charme a mais no local e arrancar ótimos elogios!

3. Cozinha

Os blocos de concreto na decoração também podem ser usados para criar uma adega exclusiva e repleta de personalidade. Como? Muito simples: se você tem uma bancada aérea ou armário suspenso, é possível preencher o espaço inferior com algumas fileiras de blocos —por exemplo, quatro colunas por três filas.

Assim, você terá espaço para armazenar diferentes bebidas fermentadas, como vinhos, sidra e espumante, com segurança e na temperatura adequada — já que o concreto não retém calor se não é exposto aos raios solares. Com isso, ao promover reuniões, jantares, celebrações e encontros de amigos e familiares, você sempre terá à disposição uma boa cartela de bebidas.

4. Quarto

É comum haver um certo receito de que os blocos de concreto deixem o ambiente menos aconchegante, já que o material tem um aspecto estético mais sóbrio, não é verdade? No entanto, é possível utilizar blocos no quarto, sem problemas, e sem deixar o cômodo menos convidativo e confortável.

Uma sugestão é empilhá-los para formar pequenos criados-mudos com uma chapa de metal ou madeira sobre a superfície. Caso queira, você pode personalizá-los com uso de tinta spray em tons sólidos e vibrantes, como vermelho, amarelo, azul, laranja ou verde.

Outra opção é substituir a tradicional cama box por uma base similar àquela aplicada na sala para o sofá. Feito isso, coloque uma pequena folha de madeira, para que o colchão não fique em contato direto com o concreto. A partir daí, é só encher a cama de lençóis, edredons, mantastravesseiros e boas almofadas para ter uma excelente noite de sono.

5. Jardim

A cada dia mais pessoas querem trazer a natureza para dentro do lar e desfrutar dos benefícios de cultivar um jardim ou uma horta caseira. Para quem mora em casa, fica ainda mais fácil, já que esse tipo de residência costuma contar com quintal ou canteiro de jardim.

Se você deseja uma área verde, saiba que pode usar os blocos de concreto para ganhar espaço e ter ainda mais espécies de plantas. Uma alternativa é usá-los como pequenos vasos para plantas de porte pequeno, que podem ser facilmente transportadas de um canto para o outro por conta do sol ou da chuva.

6. Varandas

Já para quem conta com varandas — característica comum em apartamentos —, dá para transformar esse recinto e criar um cantinho religioso, onde você pode ficar mais introspectivo e praticar a sua fé. Com alguns poucos blocos e uma tampa de vidro ou madeira, é possível montar um pequeno altar ou aparador e dispor imagens sacras, livros, velas etc. Você também pode usar os blocos como bancos, fazendo uso do futon.

Bônus: home office

Como dica bônus, você pode replicar a ideia de usar os blocos de concreto como pilares da mesa. Aqui, porém, o móvel será usado para estudos e trabalho — e terá computador, pastas e arquivos. O procedimento de montagem é similar ao da sala de jantar. Portanto, você já estará mais familiarizado com o método de instalação.

Caso queira dar ainda mais dinamicidade para o cômodo, separe alguns blocos e, com a ajuda de uma espátula, passe argamassa na borda, aplicando-os na parede em formato zigue-zague. No vão interno de cada bloco, é possível colocar pequenas plantas, como suculentas, porta-retratos, objetos decorativos, itens de papelaria etc. Assim, seu escritório fica ainda mais charmoso.

Gostou das nossas dicas sobre como usar blocos de concreto na decoração? Então, não deixe de aplicá-las no seu lar e trazer o estilo industrial para dentro dele! Aproveite o tema do post e descubra como usar o cimento queimado em casa!

Nosso Blog

  • Default
  • Title
  • Date
  • Random
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4